Porque fazemos ecoturismo?
Nascemos em Recife e sabemos o que é uma economia que destroe o ambiente.
Por isso escolhemos trabalhar com algo que fizesse o oposto, algo que pudesse conservar o ambiente e desenvolver a economia local de maneira mais harmônica.
Queremos viver dignamente em todos os sentidos e níveis de relações.
Deste princípio nasceu a Mar de Selva, por acreditar que podemos fazer um ecoturismo genuíno onde as relações humanas e a natureza são os pilares das experiências.
Acreditamos que o ecoturismo pode conservar o ambiente, impulsionar a economia e desenvolver o lugar de forma sustentável. Ele pode ser usado como uma ferramenta para este processo.
Além disso, o ecoturismo é a nossa vida, nosso trabalho, estilo e forma de ver o mundo, é tipo um DNA natural. Isso por conta da simbiose que existe entre nossos valores e práticas.
Por um lado amamos e cuidamos da natureza em seu sentido político, social e cultural. Cultivamos uma vida simples e saudável em um sitio de praia que recebe visitantes para passar dias hospedados ou para viver as experiências da Mar de Selva.
Por outro lado tem o sentimento de bem estar, de equilibrio, uma vez que temos a trilha, trekking, birdwatching e surf como life style, como oxigênio para a vida.
Sinceramente, para nós da Mar de Selva, o ecoturismo é uma benção, uma conquista de uma longa caminhada que nos proporciona seguir por uma trilha de vida mais verdadeira e positiva.
Como fazemos ecoturismo?
Procuramos promover uma atividade de mínimo impacto, máxima conexão ambiental e envolvimento comunitário no protagonismo.
Nossas propostas são autênticas, exclusivas e para grupos reduzidos.
Em nossas operações, tudo que levamos trazemos de volta, grande parte da alimentação é orgânica, agroecológica e local; E todos os nossos pontos de apoio/prestação de serviço são de residentes, preferencialmente nativos.
Buscamos praticar um turismo consciente e responsável.
Para nós: “Sua viagem uma experiência, nosso trabalho uma missão”
O que fazemos em ecoturismo?
Vivências genuínas de Trekking, Trilha, Birdwatching, Camping e Yoga longe das “muvucas” em lugares naturais, semi selvagens e paradisíacos.
Oferecemos mais de 10 experiências a nível nacional, 6 no Peru e 18 aqui no Sul da Bahia
Estamos em 7 estados no Brasil: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Goiá; E 2 estados no Peru: San Martin e Piura.
Aqui na Bahia, entre Ilhéus e Itacaré (local da nossa Base/Sede) oferecemos 12 experiências de Trekkings, 4 de Camping e 7 de Trilhas em Mata Atlântica, Praia e hibrido; Além de 4 vivências de Birdwatching e uma de Observação de Baleia.
Para além de nossa Base/Sede que é o sitio em que vivemos e recebemos visitantes para se aventurar, ver animais, interagir com a cultura local ou apenas ser e estar.
.
Quem somos?
Uma operadora e agência de ecoturismo que promove experiências genuínas de Trekking, Trilha e Birdwatching, do mar à selva, no Brasil e Peru.
Somos conformados por um trio técnico, apoiado por por mais três pessoas, além de todos os nossos parceiros de cada destinos que juntos fazemos a Mar de Selva.
O trio principal conta com Manu, guerreira de Recife, turismóloga, nossa gestora, consultora de viagem e comunicadora que guia nosso rumo e também da nossa Base/Sede física (sítio e chalés receptivos) aqui na praia de Ponta do Ramo, Bahia.
Bigo é de Serra Grande, Bahia, mais especificamente do Parque Estadual da Serra do Conduru. Conhece as "manhas" da mata e praia, é mateiro, parabotânico, nativo da região, guia de floresta e especialista em birdwatching. Nosso guia líder responsável pela logística e operção local.
Rodrigo, que é de Recife, já morou pelo Brasil, Peru e Portugal trabalhando com educação ambiental e ecoturismo, amante da natureza, biólogo, mestre em ecoturismo, nosso guia, apoio gerencial estratégico e logístico/operacional.
Nós estamos sediados no litoral sul da Bahia, entre ilhéus e Itacaré, próximo de Serra Grande, em um sítio de praia dentro da APA da Lagoa Encantada e na borda do Parque Estadual da Serra do Conduru (Reserva da Biosfera - UNESCO) - conheça nossa sede: @sitiochales_mardeselva
Outra parte de nossa equipe se encontra em Recife, Pernambuco que é a Deb, Débora, nossa consultoria médica e Joaca, Joaquim, nosso mestre da tecnologia da informação; E no Mato Grosso está o nosso mestre das expedições em Pernambuco, o Yan, nosso guia líder, apoio logístico e operacional no estado de Pernambuco.
Bigo é de Serra Grande, Bahia, mais especificamente do Parque Estadual da Serra do Conduru. Conhece as "manhas" da mata e praia, é mateiro, parabotânico, nativo da região, guia de floresta e especialista em birdwatching. Nosso guia líder responsável pela logística e operção local.
Bigo é nascido e criado na mata, depois viveu muito tempo na beira do mar. Absorveu muito conhecimento local de uma vida natural bastante prática.
Ele é um cara que tem imenso conhecimento empírico, grande expertise dos conhecimentos ancestrais e curiosidade técnica. Essa soma o torna um potente profissional.
https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/
Guerreira de Recife, turismóloga, nossa gestora, consultora de viagem e comunicadora que guia nosso rumo e também da nossa Base/Sede física (sítio e chalés receptivos) aqui na praia de Ponta do Ramo, Bahia.
Manu acumula 15 anos de experiência como agente e consultora nas grandes empresas de turismo em Recife e 3 anos na Mar de Selva.
Ela é uma grande amante do mar e do sol, sempre está com o pé na areia. Conhece todo o litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e boa parte do litoral cearense e baiano. Já foi 11 vezes a ilha de Fernando de Noronha e sempre esta pendente de mais uma trip próxima da praia.
Além disso têm experiência em trilhas e travessias no Parque Nacional do Vale do Catimbau, Brejo da Madre Deus, Chapada dos Veadeiros, Chapada da Diamantina, Paulo Afonso e na costa/mata atlântica de Serra Grande.
https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/
https://www.instagram.com/mardeselva_sitiochales/
Rodrigo é de Recife, já morou pelo Brasil, Peru e Portugal trabalhando com educação ambiental e ecoturismo, amante da natureza, biólogo, mestre em ecoturismo, nosso guia, apoio gerencial estratégico e logístico/operacional.
Ele é mestre em ecologia e gestão ambiental, trabalhou boa parte de sua vida em projetos socio ambientais de ongs por Pernambuco (Sertão e agreste) e Amazônia peruana. Se dedica há mais de 19 anos na educação ambiental e 14 anos ao ecoturismo.
Pelo Brasil viaja desde dos 16 anos e já andou fazendo Trilhas e Trekkings por Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Goisás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Pará, Amapa e Fernando de Noronha.
Começou sua carreira de guia em 2009 nas montanhas de San Roque de Cumbaza, Amazônia alta, Peru. Foi auxiliar de guia local, coordenador do grupo da assossiação de guias local, foi guia, consultor ecoturistico e biólogo de projetos socioambientais.
No Peru viajou bastante pela selva alta, um pouco pela selva baixa, pela Serra e foi para o litoral norte surfar. Pós temporada de trabalho peruana na ong CEPCO seguiu para o Ecuador, entre Guaiquil, Quito, Manta, San Lorenzo e Ayampe, para conhecer vilas de pescadores e parques nacionais.
Entre 2012 e 2014 realizou seu mestrado em ecoturismo em Lisboa, Portugal. Lá conheceu um pouco do velho continente e teve a oportunidade de viajar por pequenas vilas e parques nacionais portugueses, espanhóis, franceses e ingleses. Realizou diversos hikings, trekkings e campings por esses lugares.
Em 2014 defendeu sua dissertação e ganhou o título de mestre em ecoturismo: “O ecoturismo em San Roque de Cumbaza, Peru. Uma experiência de conservação?" (Universidade de Lisboa, Portugal - http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15427/1/ulfc107382_tm_rodrigo_adriao.pdf">)
Depois se dedicou ao back ground da Mar de Selva, realizou algumas consultorias, viajou pelo sul da Bahia e algumas vezes para o Parque Nacional de Ferando de Noronha onde realizou mergulhos de cilindros, apnéia, surf e fez as trilhas da Costa da Esmeralda e Capim Açu.
Em 2018 lançou ao mercado a Mar de Selva; Publicou o Artigo: "Ecoturismo, conservação ambiental e desenvolvimento econômico em San Roque de Cumbaza, Peru" pela, TURYDES - https://www.eumed.net/rev/turydes/24/ecoturismo-cumbaza.html. Escreveu alguns outros artigos para revistas de turismo de natureza. Viajou pela Serra da Mantiqueira onde realizou curtos hikings e participou do curso de primeiros socorros (APH/WFA) em áreas remotas com certificação internacional da American Safety and Health Institute e de lá foi para Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro Capital e Ilhéus para realizar trilhas e mapeamentos.
Viajou pela Chapada dos Veadeiros onde fez diversos hikings e Chapada da Diamantina onde realizou diversas travessias (Guiné - Vale do Pati - Vale do Capão - Lençois) totalizando mais de 75km de trekking.
Em 2019 Voltou a Serra da Mantiqueira para explorar o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Serra da Boicaina e Serra do Papagaio (MG). Participou do Curso de Meteorologia Basica para Montanhistas com Giovanni Dolif (INPE/CEMADEM). Viajou pelo Sertão do São Francisco para realizar hikings nos arredores de Paulo Afonos e Piranhas.
Ainda em 2019, com 1 ano de mercado, a Mar de Selva foi para o segundo ano do Yoga no Catimbau, consolidou experiências a nível estadual como: Descubra a Ilha de Santo Aleixo, Trilha ecopedagógica no Mangue e Travessia dos 3 cumes em Brejo da Madre Deus. Realizou o Reveillon Mar de Selva e Foi homenageada pela ALEPE.
Em 2020 a Mar de Selva ganhou uma Base/Sede física na Praia de Ponta do Ramo, Ilhéus, Bahia; E também passou a receber hóspedes em sua Sede que é um sítio de praia na borda da floresta.
Em 2021 foram lançadas as experiências na Bahia totalizando 12 experiências de Trekkings, 4 de Camping e 7 de Trilhas em Mata Atlântica, Praia e hibrido; Além de 4 vivências de Birdwatching e uma de Observação de Baleia; Como também se tronou conselheira do Parque Estadual da Serra do Conduru.
Em 2022 a Mar de Selva firmou parcerias com empresas da Serra da Manntiqueira.
Em 2023 a Mar de Selva passou por uma reorganização no organograma e hoje Rodrigo é guia da empresa e presta serviço a outra empresa de Ecoturismo de renome nacional e internacional.
https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/
https://www.instagram.com/mardeselva_sitiochales/
https://www.facebook.com/sorriso.adriao
www.linkedin.com/in/rodrigoadriao/
Local de Porto de Galinhas, biólogo e administrador da Pousada Porto da lua. Condutor turístico, bugueiro e surfista. Trabalha com turismo há 10 anos, um jovem empreendedor, responsável e comprometido, conhecedor dos recantos mais bonitos do local.
Seu anfitrião será Beto Gaitero, local de Maracaipe e estudioso sobre o manguezal de Maracaípe.
Beto é condutor ecoturistico bilingue no manguezal de Maracaípe há 11 anos. Conhecedor da fauna e da flora do mangue e curioso sobre a hisrotira de ocupação populacional de Maracaípe.
Por dois anos atuou como condutor ecoturistico, no mangue de Maracaípe, para a Zoea Adventures - empresa voltada para o turismo cientifico no manguezal de Maracaípe. Neste ambiente foi capacitado por um ecólogo e um doutor em biologia para dar a aula de campo no e sobre o mangue de Maracaípe. Nesta oportunidade conduziu cientistas e universitários da UFPE e estudantes do ensino Fundamental I e II da escola Joaquim Nabuco.
Continuou trabalhando da mesma forma, por mais dois anos, para a empresa Apolo de ecoturismo e por um ano, como bia bilingue, na orintomatica da Finlândia para turistas filandeses. Desde de 2011, até os dias atuais, trabalha com a Brasil Eco Adventure com turistas dinamarqueses.
Hoje em dia Beto esta a frente da Gaitero ecotour – operadora especializada em trilhas no mangue de Maracaípe.
Mila é formada como instrutora de Yoga pelo professor Pedro Kupfer (Yoga Bindu
Daniel é um articulador turístico, respeitador e conhecedor da cultura local. Trabalha como guía líder em expedições pelo bosque Amazônico e gerencia a residencia de artes Sachaca. Atuou como secretario de turismo nas prefeituras de Chazuta e San Roque de Cumbaza.
Como ele mesmo conta: “Passei muitos anos conectando-me com a gente de Chazuta e San Roque de Cumbaza, trabalhei cmo secretario de turismo nas prefeituras locais. Tenho uma relação muito próxima com a gente local, nossa familia é parte da comunidade local, como uma grande familia. Nós nos sentimos integrados a vida aquí, você será recebido em uma grande familia de amigos que estarão felizes de poder trocar experiências com você”.
Dyogo nasceu em 1981, é natural de Brasilia e formado em turismo. Mora em São Jorge, Chapada dos Veadeiros, há 11 anos e é casado com Nina (que é nativa da região e faz parte da família Segredo). Dyogo e Nina são guias e administram o Hostel Casa da Sucupira. Juntos eles conduzem turistas e visitantes no parque há mais de 8 anos. Dyogo conhece com propriedade a região, tem um estilo tranquilão, e muita experiência em guiado.
Eduardo, o Edu, é mineiro de Baependy. Trabalha com montanhismo e campismo há mais de 10 anos. É Condutor de trilhas de longa distância, com curso de primeiros socorros em áreas remotas e larga experiência na área. Já operou por diversas regiões de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira (incluindo as Travessias clássicas da Serra Fina e Marins Itaguaré). Em sua terral natal, Baependy e Parque Estadual da Serra do Papagaio, caminha como seu quintal de casa. Edu é um cara do bem, positivo, tranquilo e responsável. Sempre atento ao caminho e atencioso aos seus clientes.
Eid tem 34 anos, é formado em educação física e administra a Rota Vertical (empresa de turismo de aventura). É um amante da natureza e tem grande experiência em atividades outdoor como trekking, escalada, rapel e montainbike. É um cara sério, leva a aventura de maneira responsável, confiável e do bem.
Higor tem 21 anos e é montanhista e escalador. Local de Brejo e filho de um dos icones do montanhismo em Pernambuco, para Higor estar na caatinga, no brejo de altitude ou nas serras é natural. Ele é um jovem preparado, responsável e atencioso. Atualmente é um dos lideres da Heraldo Turismo, empresa local de Brejo de Madre Deus e referência no montanhismo nordestino.
Nativo de Recife, Brasil, Igor é Turismologo. Surfista de alma e amante da natureza, Igor há dois anos mora em Porto de Galinhas onde é proprietario da Guest House Galinha da Angola.
Josiran mora em Barra de Mamanguape há alguns anos, foi para este paraiso em busca de sossego e prosperidade para sua família. Atualmente Josiran administra as casa de pescador em Barra e ajuda a promover o desenvolvimento sustentável do local. Josiran é um cara do bem que esta sempre atento e disposto a ajudar.
João é um dos pioneiros no trabalho de condução no Vale do Catimbau. Não à toa, seu apelido no local é João Guia. João é local do Catimbau, toda sua família vive aí. Ancestral de índios, não teve a oportunidade de estudar porém possui um incrível conhecimento sobre a geografia, animais e plantas do Vale. João é um cara do bem e vai lhe ajudar em tudo no Catimbau.
Luciano trabalha com condução de trilhas há alguns anos. É natural do Catimbau e adora trabalhar como condutor de ecoturismo. Luciano sabe se expressar na hora certa, é discreto e fala pouco. Gente boa e tranquilão, Luciano lhe apoiará no que for necessário.
Nascido na Paraiba, formado em jornalismo e história. Nilto há 4 anos mora na Barra de Mamanguape. Anteriormente a ir viver em Barra, Nilton era funcionário público do governo brasileiro. Foi quando depois de intensas visitas a Barra algo mudou nele, seu senso de historiador e sua tendência a vida simples e harmoniosa o fizeram migrar da cidade para este pitoresco lugarejo. Hoje, administra um camping muito acolhedor, estuda condução de turismo e possui um envolvimento ativo com a comunidade, promovendo um turismo sustentável na região e logo o desenvolvimento sustentável na comunidade.
Pedro é nativo da região da Serra da Mantiqueira, natural de Cruzeiro, ele sempre teve as montanhas como seu "quintal". É guia/condutor há mais de 10 anos pela região, conduz grupos no Parque Nacional do Itatiaia, na Travessia Marins Itaguaré, na Serra da Bocaina, Serra do Mar e na região de Paraty - Ubatuba. É escalador e possui larga experiência de montanha mesmo com a pouca idade que possui. É lider na região, trabalha na Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira, no Festival Vozes da Mantiqueira e está a frente da União Vertical. É um cara do bem, super responsável, forte e atento aos clientes.
Roberto Cesaro é surfista, morador de Lobitos há 10 anos, conhecedor dos spots e condições ideais para a pratica do Surf. Um empreendedor por natureza, resolveu sair de Lima, Peru, para ir viver em Lobitos. Montou sua hospedagem e Restobar e hoje com os pés na areia administra sua hospedagem de bioconstrução, mesclado com construção convencional. Um ambiente ameno e arborizado na região árida do Peru.
Rodrigo é natural de Lima, nascido em 1981, Rodrigo é economista e mestre em Ecoturismo com especialidade em desenvolvimento rural com experiência em Permacultura. Morador de San Roque de Cumbaza, Selva Alta Peruana, há 12 anos. Rodrigo tem grande conhecimento da localidade, boas relações politicas e sociais com seu entorno. Ele é um líder na região, uma pessoas que promove o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento da base comunitária. Rodrigo é gestor do ecoaldeas Peru, uma organização turística que apoia a Associação de Gestão Turistica Local – ACOGETUR e que juntos fazem com o que o turismo em San Roque de Cumbaza ganhe profissionalismo. Ele é um gestor, articulador e promotor do ecoturismo em San Roque de Cumbaza.
Val é guia e morador da Chapada da Diamantina há mais de 15 anos. Conhece toda a região com propriedade e já guiou inúmeros grupos pelos seus diferentes setores. É um guia com grande experiência em expedições e travessias. Possui uma índole e relação muito boa com toda a comunidade local. É um cara atencioso de energia boa e está sempre atento as situações.
Zezinho junto ao seu irmão administra a Pousada Pôr do Sol e trabalham como guias ecoturisticos em Barra de Mamanguape. Zezinho é nativo de Barra de Mamanguape, sua familia de origem indigena chegou lá há muito tempo atrás. Hoje Zezinho junto a sua familia promovem o turismo de base comunitária e o ecoturismo em Barra, oferecem serviços de hospedagem e passeios de barco, zelam e promovem o desenvolvimento sustentável da região. Zezinho vai ser seu anfitrião e lhe apoiará no necessário.