Nome DA ATIVIDADE

Travessia Costa – Parque Estadual Serra do Conduru (6Dias e 5Noites)

Local

Itacaré - Ilhéus, Costa do Cacau, Sul da Bahia

Dificuldade Física

Moderada a moderada/forte

Dificuldade Técnica

Moderada a moderada/alta

Dia a Dia

Dia 1: Trilha Clássica das 4 praias de Itacaré (Praia da Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho) até a praia da Barra do Tijuípe (camp), Serra Grande; Dia 2: Barra do Tijuípe, Trilha das 5 Praias de Serra Grande (Praia Grande, Pompilho, Seu Ângelo, Prainha e Pé de Serra), toda a Baía do Sargi até praia de Ponta do Ramo, Ilhéus, (camp); Dia 3: Praia de Ponta do Ramo até Sitio Mar de Selva, Praia dos Nobres, (camp); Dia 4: Sitio Mar de Selva até ponto culminante da Serra do Conduru (camp), Floresta Atlântica, Borda do Parque Estadual da Serra do Conduru; Dia 5: Cume Serra do Conduru até Cachoeira das Águas Claras (camp); Dia 6: Cachu Águas Claras - Retorno

Experiências

Vivência de Trekking/caminhada de longo curso, travessia híbrida de costa e floresta, por distintos ambientes (praias, costões, mangue, bancadas de pedra e coral, baías e enseadas de areia semidesertas, rios, encontros de rio com mar, Floresta em Regeneração e Floresta primária); Contemplação de lindos visuais, nascer do sol, por do sol, caminhada por floresta atlântica densa, noites acampados a beira mar, ao som da natureza e na cachoeira. Escutar o som dos pássaros, conhecer mais do ambiente local e dos saberes da natureza. Passar pelas bordas e contornos do Parque Estadual da Serra do Conduru, por áreas de Proteção Ambiental e transitar/viver/sentir a natureza abundante (da floresta e costa) de uma parte ainda intocada nos arredores de Serra Grande.

Para quem?

Famílias, amigos e casais que curtam caminhar bastante, fazer trekkings de praia e floresta (hibrido), acampar na natureza selvagem, se desafiar e se conectar com o ambiente de forma mais intima e minimalista.

Valor


Esta é uma experiência híbrida de Trekking de Costa/Praia e Floresta, na costa do Cacau, Sul da Bahia, em um dos ambientes mais biodiversos do Planeta. Indicado para pessoas que tenham experiência em Trekkings ou travessias ou que tenham pouca experiência porém possua um ótimo condicionamento físico.

Parte do percurso da costa é o famoso litoral sul de Itacaré mais o lindo e pouco conhecido litoral de Serra Grande até início das praias do litoral norte de Ilhéus.
O ambiente de Floresta que será percorrido é um local de extrema diversidade, uma das maiores do planeta (com índices de 455 espécies de plantas por hectare), é Reserva da Biosfera da UNESCO e é composto pela Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, Área de Proteção ambiental Itacaré Serra Grande e Bordas/contornos do Parque Estadual da Serra do Conduru.
No total dos 53 km de travessia passaremos por distintas paisagens de praias... Desde minúsculas enseadas com rochas (pedras, bancadas de corais e pequenos morros preenchidos de floresta atlântica) a grandes baías de areia com coqueiros, rios e mangues; Como também por ricas paisagens de floresta: áreas alagadiças, pequenas montanhas, morros, rios, cachoeiras, floresta em regeneração e bosques massivos com mata primária.

Iniciaremos nossa aventura pela clássica Trilha das 4 praias de Itacaré: Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho. Passaremos por cada uma das quatro praias, um percurso de costões e trilhas batidas, por pequenos morros e pequenas enseadas de pedra e areia. Faremos uma pausa por aí para baixar o calor no mar e depois seguir até a praia de Itacarezinho.
Cruzaremos a praia do Itacarezinho, a Praia da Pedra Preta e a praia do Patizeiro (última praia do sul de Itacaré) até chegarmos a Barra do Tijuípe (local de encontro do rio com o mar com um visual paradisíaco) onde iremos passar nossa primeira noite. Aí montaremos acampamento por volta do final da tarde, desfrutaremos do crepúsculo com um banho de rio e compartilharemos um jantar caseiro de uma família nativa.

No segundo dia cruzaremos a praia Grande (primeira praia do litoral norte de Serra Grande) e Pompilho, caminharemos pelo costão, por pequenas enseadas de praia semi desertas e reclusas até chegar na Prainha onde nos refrescaremos no mar e tomaremos nosso café da manhã. Depois seguiremos, contornaremos a serra da prainha (por uma trilha técnica de costão com um visual incrível) até Chegaremos a Praia do Pé de Serra. Seguiremos caminhando pela praia de areia e coqueiros, passaremos pela praia do Sargi (ultima praia do litoral norte de Serra Grande) até chegarmos a sua Barra - Barra do Sargi, local de encontro do rio com o mar onde faremos uma pausa para contemplação...
Cruzaremos o rio Sargi chegando na Praia de Ponta do Ramo (primeira praia do litoral norte de Ilhéus) até uma cabana na beira mar de uma família nativa onde montaremos camp, tomaremos um banhão (rs), “almojantaremos” e passaremos a noite ao som do mar.

O terceiro dia, já no território de Ilhéus, seguiremos por praias de areia e coqueiros até chegarmos ao Sitio da Mar de Selva – local de intersecção da costa com a floresta, onde passaremos nossa terceira noite. Nele montaremos acampamento, tomaremos um banho e “almojantaremos” no mirador curtindo o fim de tarde e vendo o oceano.

No quarto dia adentraremos na floresta, sairemos do nível do mar para o ponto culminante da região (401mts) passando por uma floresta atlântica muito preservada e biodiversa. Sairemos do Sitio Mar de Selva (de característica alagadiça – Apicum) e com 1 km começaremos a subir e sentir a floresta... Atravessaremos um pequeno morro, passaremos por uma chácara de Cacau até chegarmos ao bloco da floresta em regeneração. Pouco a pouco vamos nos aproximando da mata mais densa, até sentirmos a serapilheira mais grossa, grandes árvores, muita água, umidade, aclives e declives, pequenos rios e corredeiras, por fim o bloco massivo de Floresta primária. Depois de nossa ultima subida do dia chegaremos onde montaremos nosso camp - ao lado do Cume da Serra do Conduru, um platô natural com visual do oceano. Aí “almojantaremos” uma comida caseira de nativos da região e repousaremos sentindo a floresta.

No quinto dia tomaremos café da manhã e iniciaremos a caminhada até a cachoeira das Águas Claras. Seguiremos montanha a baixo passando por bosque primário, observando importantes espécies de animais, plantas e árvores. Passaremos por uma chácara de um nativo até sairmos na Cachoeira das Águas Claras onde passaremos a ultima noite. Curtiremos o fim de tarde em suas águas e depois “almojantaremos” ao lado de seu rio, escutando o seu som.

O sexto dia despertaremos devagar, tomaremos um lento café da manhã e relaxaremos nas águas das aguas claras.

Praia da Engenhoca
Praia do Havaizinho
Praia da Gamboa
Praia do Itacarezinho
Praia da Pedra Preta
Barra do Tijuípe
Rio Tijuípe
Banho de Rio
Banho de Mar
Manguezal
Mata Atlântica
Costões
Bancadas de coral/pedra
Enseadas de praias desertas
Praia Grande
Praia do Pompilho
Praia de Seu Ângelo
Prainha
Praia do Pé de Serra
Praia do Sargi
Barra do Sargi
Ponta do Ramo
Praia dos Nobres
Sitio Mar de Selva
Área alagadiça – brejo/Apicum
Plantação de Cacau
Lago
Floresta em regeneração
Floresta primária
Fauna e flora local
Rios
Pequenas quedas de água
Montanha
Cume
Ponto culminante serra do Conduru
Camping selvagem
Cachoeiras
Banhos de Cachoeira
Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada
Área de Proteção Ambiental Itacaré – Serra Grande
Parque Estadual da Serra do Conduru
Contemplação
Geografia, fauna e flora local
História local
Cultura local
Interação com comunidade local

ATENÇÃO: É necessário chegar a na Vila de Serra Grande 1 dia antes do evento e se alojar por lá (tem várias hospedagens locais na vila de Serra Grande, fala com a gente que te damos algumas possibilidades ;))

Para chegar até a Vila de Serra Grande:
- Pode ser via Ilhéus de avião, pegando um uber até a rodoviária de Ilhéus e depois pegando um ônibus para Serra Grande (média total de viagem terrestre do aeroporto até serra de 2hr);
- Via Salvador de avião pegando um uber até o ferry boat, depois um ônibus até Serra Grande (média total de viagem terrestre do aeroporto até serra de 11hr);
- Ou solicitando um transfer exclusivo, direto do aeroporto de Ilhéus até Serra Grande, com a gente (disponibilidade e valores a combinar)

Cronograma:

Dia 1
Trilha Clássica das 4 praias de Itacaré (Praia da Engenhoca, Havaizinho, Gamboa e Itacarezinho) até Barra do Tijuípe (camp) – 11km
6:30 Encontro Praça de Serra Grande
6:50 Saída Praia da Engenhoca
7:30 Início Trilha
Praia da Engenhoca
Praia do Havaizinho
09:00 Praia da Gamboa
11:00 Praia do Itacarezinho
12:00 Praia da Pedra Preta
14:00 Praia Patizeiro (Última praia litoral sul de Itacaré)
15:00 Barra do Tijuípe - banho de rio + crepúsculo (boca de rio, manguezal, visual paradisíaco) – camp selvagem e “almojanta”
OBS: o banho do dia vai ser no rio sem sabonete
16:30 “almojanta” de comida caseira de família nativa


Dia 2
Trilha das 5 Praias de Serra Grande (Praia Grande, Pompilho, Seu Ângelo, Prainha e Pé de Serra) + Baía do Sargi, Barra do Sargi e praia de Ponta do Ramo (Ilhéus) – camp – 16km
05:30 Desmontagem camp
06:00 Início da Caminhada - Praia Grande (primeira praia do litoral norte de Serra Grande, Uruçuca)
Atravessaremos as semi selvagens e paradisíacas Praias Grande e do Pompilho até chegarmos ao costão. Passaremos pelo costão até uma pequena enseada semi deserta que é a Praia de Seu Ângelo e seguiremos por cima de bancada de rocha e partes de coral até a Prainha. Contornaremos a última serra do trajeto por um costão mais técnico até chegarmos à praia do Pé de Serra. Seguiremos pela grande baía arenosa do Sargi ate a sua barra, na sua outra ponta, local de encontro do rio com o mar, onde desfrutaremos o crepúsculo e passaremos a noite.
07:30 Praia do Pompilho
08:30 Enseada de Seu Ângelo
10:00 Praia da Prainha: Café manhã local
12:00 Saída prainha
13:00 Praia de Pé de Serra
15:00 Barra do Sargi – banho de mar e banho de rio (boca de rio, manguezal, visual paradisíaco)
16:30 Praia da Ponta do Ramo (Ilhéus) - Cabana Nativa – camp privado família nativa e “almojanta”
OBS: O banho doce do dia vai ser completo  (com sabonete – chuveiro em área aberta para os homens e banheiro fechado com água quente pra mulherada)
17:30 - “almojanta” de comida caseira de família nativa

Dia 3
Praia de Ponta do Ramo – Praia dos Nobres (Ilhéus) – 7 km
Atravessaremos o rio chegando na jurisdição de Ilhéus, passaremos pela Praia de Ponta do ramo (vila de Pescadores) cruzaremos toda sua baía semi desértica até chegar na Praia dos Nobres – Sítio Mar de Selva
6:30 Café manhã local
07:00 Desmontagem camp + rôle para conhecer melhor a Barra do Sargi (banho de mar, banho de rio e contemplação)
08:00 Retorno cabana
08:30 saída da Praia do Ponta do Ramo
12:00 Praia dos Nobres
14:00 Sitio Mar de Selva – camp privado e “almojanta”
OBS: O banho doce do dia vai ser completo  (com sabonete – chuveiro em área aberta para os homens e banheiro fechado com água quente pra mulherada)
17:00 “almojanta”no mirador com pôr do sol e visual

Dia 4
Sitio Mar de Selva (nível mar) à base do ponto culminante da região (387mts). – 15 km
Sairemos do Sitio Mar de Selva ,Região alagadiça – Brejo/Apicum, e passaremos por Plantação de Cacau, Lagoa, Floresta em Regeneração, Floresta primária, Rios, Pequenas quedas de água até chegarmos ao Cume da Serra do Conduru.
Possibilidade de ver os seguintes pássaros: Tiê sangue, Guaracava de topete uniforme, Pega macaco, Saíra pérola e Surucuá de barriga amarela
05:00 Desmontagem camp
05:30 Saída sitio
08:00hrs Rio Piton
09:30 Rio das caldeiras - Café manhã local
12:00 Subida para Jardim do beija flor
15:00 Pausa no ultimo ponto de água, a 2km do camp, para um “banho de gato” sem sabonete – por a roupa de banho e tomar um banho improvisado na mata pra dormir mais deboa 
16:30 Jardim do beija flor – Visual oceano e mar de floresta - camp selvagem e “almojanta”
17:30 “almojanta” de comida de família nativa

Dia 5
Serra do Conduru – Cachu Águas Claras – 4km
Cume da Serra do Conduru
06:30 Café da manhã com beija flor
07:30 Desmontagem camp
8:00 Observação do horizonte – Zona “térmica”: possibilidade de avistamento de Urubu rei, Gavião pombo e Gavião urubutinga
09:00 Observação de aves – possibilidade de ver a Sabiá pimenta, Tangará rajado e Saíra beija flor
9:30 Conhecendo a botânica local: observação de espécies simbólicas como Copaíba, Ingáuçu, Pequi, Conduru, Araçá vermelho + Ponto culminante: 401m
12:00 Desceremos montanha rumo a Cachoeira, passaremos por bloco de floresta primário, tomaremos tempo entre sua densa mata conhecendo espécies e revendo outras
12:30 Pausa em casa de nativo – tomaremos um café, comeremos algo da roça local e “trocaremos um dedo de prosa”
14:00 represa
14:30 Cachoeira das Águas Claras – Banho de cachoeira - camp privado família nativa e “almojanta”
OBS: O banho doce do dia vai ser improvisado no rio (ao pé da Cachoeira) sem sabonete
17:00 “almojanta” de comida caseira de família nativa

Dia 6
07:30 café da manhã local
10:00 Desmontagem camp
11:00 fim da travessia/ Resgate
.
.
.
Informações sobre a Trilha:   
Caminhada de longo Curso – Travessia de Praia de 34 km
Dia 1 Trilha de 11 km   
Tempo médio/total de duração: 7hrs   
Altitude partindo dos 65m e mantendo-se até meio do caminho, depois seguiremos no nível do mar
Nível técnico fácil; Nível físico: Leve a Leve/moderado  
Temperatura média: 29 graus   

Dia 2 Trilha de 16 km   
Tempo médio/total de duração: 10hrs   
Altitude partindo do nível do mar e praticamente permanecendo no mesmo
Nível técnico: moderado; Nível físico Leve/moderado  
Temperatura média: 29 graus   

Dia 3 Trilha de 7 km   
Tempo médio/total de duração: 6hrs   
Altitude no nível do mar
Nível técnico fácil; Nível físico leve a Leve/moderado (devido ao acúmulo dos dias)
Temperatura média: 29 graus   

Caminhada de longo Curso – Travessia de Floresta de 19 km
Dia 4 Trilha de 15 km   
Tempo médio/total de duração: 11hrs   
Altitude partindo dos 0m nível do mar chegando aos 401m
Nível técnico Moderado a Moderado/Difícil; Nível físico moderado a Moderada/Alto  
Temperatura média: 29 graus   

Dia 5 Trilha de 4 km   
Tempo médio/total de duração: 5hrs   
Nível técnico Fácil; Nível físico Leve a Leve/Moderado (devido ao acúmulo dos dias)
Temperatura média: 29 graus   

.

.

.

Material necessário

Mochila cargueira – mínimo 55L;
Barraca (caso não tenha ou não queira trazer nós podemos alugar valor e disponibilidade a consultar);
Isolante térmico com espessura mínima de 1 cm - prefira inflável (caso não tenha ou não queira trazer nós podemos alugar valor e disponibilidade a consultar);
Lanterna - prefira headlamp (lanterna de cabeça) pela praticidade;
Bastões de caminhada - prefira um par - OBRIGATÓRIO;
Recipiente mínimo para 2L de água - prefira uma bolsa de hidratação;
Prato, talheres e copo/caneca de uso pessoal;
Bota ou tênis específicos para atividade outdoor, com solado aderente e amaciada - prefira bota;
5 pares de meia (mínimo) - prefira as específicas para trekking (tipo coolmax) - não use algodão;
Sandália havaianas, croc, papete ou similar – para relaxar os pés depois das caminhadas;Toalha de secagem rápida;
Um corta vento;
Capa chuva Pessoal e para Mochila

Para a praia:
1 Roupa de Banho (praia/mar)
2 Bermudas para caminhada - prefira as específicas - poliamida/poliéster;
2 Camisetas de secagem rápida (tipo dryfit) para caminhada;
Pelo menos uma muda de roupa leve e limpa para o período da noite na praia;
Lençol para se cobrir

Para a mata* (deixar fora da bolsa e separar em um saco plástico, devidamente identificado com nome e cidade de origem, para ser entregue no dia de inicio da travessia e resgatada na noite 3 no sitio)
1 Roupa de banho (cachoeira)
1 Calça para caminhada - prefira as específicas - poliamida/poliéster;
2 Camisas compridas para caminhada (tipo dryfit);
Pelo menos uma muda de roupa mais quente e limpa para o período da noite na floresta;
Saco de Dormir (caso não tenha ou não queira trazer nós podemos alugar valor e disponibilidade a consultar)
1 Par de Perneiras (caso não tenha ou não queira trazer nós podemos alugar valor e disponibilidade a consultar)

OBS: deixar separado, guardado em um saco plástico, todos os itens específicos para floresta referidos acima* (que serão entregues no dia de inicio da travessia e resgatados no dia 3):
1 Roupa de banho (cachoeira)
1 Calça para caminhada - prefira as específicas - poliamida/poliéster;
2 Camisas compridas para caminhada (tipo dryfit);
Pelo menos uma muda de roupa mais quente e limpa para o período da noite na floresta
Saco de dormir
1 par de Perneiras

OBS 2: Deixar fora da bolsa e separar em um saco plástico, devidamente identificado com nome e cidade de origem, para ser entregue no dia de inicio da travessia: Uma muda de roupa limpa para ser usada no retorno para casa

Máquina fotográfica;
Pilhas sobressalentes;
Carregadores externos;
Protetor solar;
Boné ou chapéu;
Óculos de sol;
Kit pessoal de primeiros socorros individual;
Repelente;
Material de higiene pessoal (sabonete, xampu, etc...);
Toalha de banho - canga para praia;
Sacolinhas plásticas sobressalentes para lixo.

Serviços Inclusos:

Condutor local capacitado;
Condutor Mar de Selva capacitado;
Transporte de ida e resgate;
Lanche individual de trilha;
Lanche coletivo de trilha;
Café da Manhã todos os dias da travessia;
“almojanta” todos os dias da travessia;
Estrutura de cozinha do camping;
Taxas de camping (noites 2, 3 e 5);
Taxas de conservação das áreas privadas que passamos (dias 4 e 5);
Carregadores (a partir de 3 clientes)

Serviço não incluso

Transfer hospedagem
Hospedagem 1 dia antes do evento na Vila de Serra Grande
Materiais como barraca camping, isolante, saco de dormir e perneira

.

.

.

INVESTIMENTO

Valor 1 pessoa R$ 3.100
Valor 2 pessoas ( por pessoa) R$ 2.600
Valor 3 pessoas (por pessoa) R$ 2.600
Valor 4 pessoas (por pessoa) R$ 2.500
Valor 5 pessoas (por pessoa) R$ 2.500
Valor 6 pessoas (por pessoa) R$ 2.300

Rodrigo Adrião

Rodrigo é de Recife, já morou pelo Brasil, Peru e Portugal trabalhando com educação ambiental e ecoturismo, amante da natureza, biólogo, mestre em ecoturismo, nosso guia, apoio gerencial estratégico e logístico/operacional.

Ele é mestre em ecologia e gestão ambiental, trabalhou boa parte de sua vida em projetos socio ambientais de ongs por Pernambuco (Sertão e agreste) e Amazônia peruana. Se dedica há mais de 19 anos na educação ambiental e 14 anos ao ecoturismo.

Pelo Brasil viaja desde dos 16 anos e já andou fazendo Trilhas e Trekkings por Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Goisás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Pará, Amapa e Fernando de Noronha.

Começou sua carreira de guia em 2009 nas montanhas de San Roque de Cumbaza, Amazônia alta, Peru. Foi auxiliar de guia local, coordenador do grupo da assossiação de guias local, foi guia, consultor ecoturistico e biólogo de projetos socioambientais.
No Peru viajou bastante pela selva alta, um pouco pela selva baixa, pela Serra e foi para o litoral norte surfar. Pós temporada de trabalho peruana na ong CEPCO seguiu para o Ecuador, entre Guaiquil, Quito, Manta, San Lorenzo e Ayampe, para conhecer vilas de pescadores e parques nacionais.

Entre 2012 e 2014 realizou seu mestrado em ecoturismo em Lisboa, Portugal. Lá conheceu um pouco do velho continente e teve a oportunidade de viajar por pequenas vilas e parques nacionais portugueses, espanhóis, franceses e ingleses. Realizou diversos hikings, trekkings e campings por esses lugares.
Em 2014 defendeu sua dissertação e ganhou o título de mestre em ecoturismo: “O ecoturismo em San Roque de Cumbaza, Peru. Uma experiência de conservação?" (Universidade de Lisboa, Portugal - http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15427/1/ulfc107382_tm_rodrigo_adriao.pdf">)


Depois se dedicou ao back ground da Mar de Selva, realizou algumas consultorias, viajou pelo sul da Bahia e algumas vezes para o Parque Nacional de Ferando de Noronha onde realizou mergulhos de cilindros, apnéia, surf e fez as trilhas da Costa da Esmeralda e Capim Açu.

Em 2018 lançou ao mercado a Mar de Selva; Publicou o Artigo: "Ecoturismo, conservação ambiental e desenvolvimento econômico em San Roque de Cumbaza, Peru" pela,  TURYDES - https://www.eumed.net/rev/turydes/24/ecoturismo-cumbaza.html. Escreveu alguns outros artigos para revistas de turismo de natureza. Viajou pela Serra da Mantiqueira onde realizou curtos hikings e participou do curso de primeiros socorros (APH/WFA) em áreas remotas com certificação internacional da American Safety and Health Institute e de lá foi para Ubatuba, Paraty, Rio de Janeiro Capital e Ilhéus para realizar trilhas e mapeamentos.
Viajou pela Chapada dos Veadeiros onde fez diversos hikings e Chapada da Diamantina onde realizou diversas travessias (Guiné - Vale do Pati - Vale do Capão - Lençois) totalizando mais de 75km de trekking.
Em 2019 Voltou a Serra da Mantiqueira para explorar o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Serra da Boicaina e Serra do Papagaio (MG). Participou do Curso de Meteorologia Basica para Montanhistas com Giovanni Dolif (INPE/CEMADEM). Viajou pelo Sertão do São Francisco para realizar hikings nos arredores de Paulo Afonos e Piranhas.
Ainda em 2019, com 1 ano de mercado, a Mar de Selva foi para o segundo ano do Yoga no Catimbau, consolidou experiências a nível estadual como: Descubra a Ilha de Santo Aleixo, Trilha ecopedagógica no Mangue e Travessia dos 3 cumes em Brejo da Madre Deus. Realizou o Reveillon Mar de Selva e Foi homenageada pela ALEPE.
Em 2020 a Mar de Selva ganhou uma Base/Sede física na Praia de Ponta do Ramo, Ilhéus, Bahia; E também passou a receber hóspedes em sua Sede que é um sítio de praia na borda da floresta.
Em 2021 foram lançadas as experiências na Bahia totalizando 12 experiências de Trekkings, 4 de Camping e 7 de Trilhas em Mata Atlântica, Praia e hibrido; Além de 4 vivências de Birdwatching e uma de Observação de Baleia; Como também se tronou conselheira do Parque Estadual da Serra do Conduru.
Em 2022 a Mar de Selva firmou parcerias com empresas da Serra da Manntiqueira.
Em 2023 a Mar de Selva passou por uma reorganização no organograma e hoje Rodrigo é guia da empresa e presta serviço a outra empresa de Ecoturismo de renome nacional e internacional.

https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/
https://www.instagram.com/mardeselva_sitiochales/
https://www.facebook.com/sorriso.adriao
www.linkedin.com/in/rodrigoadriao/

Bigo

Bigo é de Serra Grande, Bahia, mais especificamente do Parque Estadual da Serra do Conduru. Conhece as "manhas" da mata e praia, é mateiro, parabotânico, nativo da região, guia de floresta e especialista em birdwatching. Nosso guia líder responsável pela logística e operção local.

Bigo é nascido e criado na mata, depois viveu muito tempo na beira do mar. Absorveu muito conhecimento local de uma vida natural bastante prática.

Ele é um cara que tem imenso conhecimento empírico, grande expertise dos conhecimentos ancestrais e curiosidade técnica. Essa soma o torna um potente profissional. 

 

https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/

Você viverá uma experiência de conexão intrínseca com o ambiente e seu “eu”;

Uma vivência, autêntica e exclusiva (para grupos pequenos e poucas pessoas), que estimula a consciência socioambiental e a transformação pessoal e social;

Tudo elaborado junto a comunidade local (nossos parceiros) garantindo o protagonismo da comunidade, o impulso ao Turismo de Base Comunitária, o desenvolvimento da economia e da qualidade de vida de forma sustentável;

Você será conduzido de forma segura por guias locais, experientes e preparados, que conhecem o local;

Nós consumiremos produtos (de preferência orgânico e agroecológico) e serviços locais. Respeitaremos a capacidade de carga e pegada ecológica do ambiente (Tudo que levamos trazemos de volta, promovemos assim uma experiência de baixo impacto ambiental e de grande consciência ecológica);

Somos parceiros dos projetos socioambientais em nossos destinos;

Promovemos deslocamentos verdes através das “caronas solidárias” e Turismo Co2 Legal.

 

Sua viagem uma experiência. Nosso trabalho uma missão.