Mar de Selva

 

Porque fazemos ecoturismo?

Acreditamos que nossas experiências proporcionam uma conexão intrínseca com a natureza para quem vive e quem realiza.

Temos segurança que nossas vivências estimulam a consciência socioambiental e a transformação pessoal e social.

Amamos o ecoturismo pois ele é um caminho de desenvolvimento sustentável que move a economia local, conserva o meio ambiente e promove qualidade de vida e bem estar social.

.

Como fazemos ecoturismo?

Nossas propostas são autênticas, personalizadas e exclusivas (para poucos viajantes).

Foram criadas junto aos nossos parceiros locais de cada destino, garantindo o
protagonismo das comunidades, o impulso ao Turismo de Base Comunitária, o desenvolvimento da economia e da qualidade de vida de forma Sustentável.

Grande parte da alimentação que utilizamos vem da agricultura orgânica familiar e da agroecologia;


Em nossas experiências de montanha tudo que levamos para cima trazemos de volta para baixo, inclusive os dejetos humanos por meio do "shittube" (tubo onde fazemos nossas necessidades fisiológicas e guardamos as mesmas para serem descartadas na cidade);

Promovemos “caronas solidárias” (o cliente que vai no carro dele dá carona para outros clientes e a gasolina é dividida entre todos) e em breve reverteremos o impacto gerado por nossos deslocamentos aéreos por meio do reflorestamento com o programa Turismo Co2 Legal;

Praticamos um turismo consciente e responsável que apoia instituições e ações socioambientais locais e impulsiona os ODS da ONU - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Nossos grupos são pequenos, o que possibilita uma relação mais próxima e respeitosa com o ambiente, com seu “eu” e com o grupo.

Acarretando um baixo impacto ambiental e pegada ecológica.

.

O que fazemos em ecoturismo?

Vivências fora da caixa, longe do convencional, nas vertentes do Mergulho, Educação ambiental e Aventura, Trekking, Hiking, Surf, Cultura, Praia e Sol e Yoga;

Promovemos 28 experiências em ecoturismo distribuídas no Brasil pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Goiás, São Paulo e Minas Gerais; E no Peru na região da Selva Amazônica Alta e Lobitos.

.

Quem somos?

Somos um portal que reúne e promove autênticas experiências ecoturisticas, no mar, montanha e selva, do Brasil e Peru;

Uma jovem agência de ecoturismo, nômade digital, liderada por Rodrigo Adrião (biólogo, mestre em ecoturismo e guia de montanha que trabalha com educação ambiental, ecoturismo e Turismo de Base Comunitária há mais de 11 anos pelo Brasil, Peru e Portugal) e que conta com uma equipe interna diversa e multicultural espalhada entre Pernambuco e Bahia; Além de parceiros locais no Brasil e Peru.

 

“Sua viagem uma experiência, nosso trabalho uma missão”

 
 
 

Projetos que apoiamos
Castanha Matury: Apoio ao desenvolvimento sustentavel comunitario (Praia da Redonda, Ceará)
https://www.matury.com.br/
Projeto Barra viva: Preservação do manguezal de Barra de Mamanguape (Barra Mamanguape, Paraíba)
https://www.facebook.com/BarraVivaa/
Projeto Peixe boi marinho: Preservação do Peixe boi marinho (Barra Mamanguape, Paraíba)
http://www.vivaopeixeboimarinho.org/
Ecoassociados: Preservação das Tartarugas marinhas (Porto de Galinhas, Pernambuco)
https://ongecoassociados.weebly.com/
Trilhas ecológicas com Gaiteiro Ecotur: Recolhimento de lixo com e sensibilização ambiental (Porto de Galinhas, Pernambuco)
https://www.instagram.com/gaitero_eco_tour/
Projeto Terças ecológicas com Heraldo Gouveia : Sensibilização ambiental e recolhimento de lixo das montanhas (Brejo da Madre Deus, Pernambuco)
Chachoeira do Segredo (Chapada dos Veadeiros)
https://www.instagram.com/cachoeira_do_segredo/
Ecoaldeas Peru: Apoio ao desenvolvimento sustentável comunitario (San Roque de Cumbaza, Peru)
https://www.facebook.com/ecoaldeas.peru/
ACOGETUR - Associação de Turismo Comunitário de San Roque de Cumbaza, Peru: Apoio ao desenvolvimento sustentável comunitário (San Roque de Cumbaza, Peru)
Instituto Ecoswell: Preservação ambiental de Lobitos (Lobitos, Peru)
http://www.ecoswell.org/projects.html.

 

Nossa Equipe

Manuela Padilha

Natural de Recife, Brasil, Manuela é formada em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduada em planejamento e gestão organizacional pela Universidade de Pernambuco. 
Uma de suas primeiras experiências profissionais foi como monitora no Olinda em Toda Parte, festival de artes que ocorre na cidade histórica de Olinda. Logo depois trabalhou com intercambio no Yazigi, depois com receptivo na Luck e em seguida passou alguns anos dedicando-se ao Setor de lazer em agências de Turismo como Saunders, Aerotur e Pontual, atuando na parte logística das operações e no trato com o público. Depois migrou para o Setor corporativo das agencias de Turismo como Pontual, Aerotur, e por último na Pontestur onde atua até hoje.
Manuela apoia a Mar de Selva na parte logistíca, em part time, e acompanha as vivências quando tem disponibilidade.
Ela é uma amante do mar e do sol, sempre está com o pé na areia. Conhece todo o litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e boa parte do litoral cearense e baiano. Já foi 11 vezes a ilha de Fernando de Noronha e sempre esta pendente de mais uma trip próxima da praia.
Além disso têm experiência em trilhas e travessias, conhece o Parque Nacional do Vale do Catimbau, Brejo da Madre Deus, Chapada dos Veadeiros e Chapada da Diamantina. Recentemente realizou trilhas por Paulo Afonso, Bahia.
https://www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour/
https://www.instagram.com/mar_de_selva/    

 

Rodrigo Adrião

   

Rodrigo é de Recife, biólogo, mestre em ecologia e gestão ambiental, trabalhou boa parte de sua vida em projetos socio ambientais em ongs por Pernambuco (Recife, Sertão e agreste), Peru (amazônia peruana) e dedica-se há 15 anos a educação ambiental e 10 anos ao ecoturismo.
Rodrigo começou a viajar com 16 anos (anos 2000), pela Bahia, e nunca mais parou de seguir conhecendo os nossos "Brazis". Aos 19 (2003) viveu no sertão pernambucano trabalhando na ong CECOR.
Entre os 20 e 24 explorou boa parte do litoral nordestino, passou alguns meses viajando por "POA", "Floripa" e "Curita" (fazendo diversas trilhas como Barra da Lagoa - Mole, Naufragados,  Costa da Lagoa a remo, Lagoinha do Leste, Cume do Morro do Lampião, Lagoa do Peri; Entre varias outras na Ilha do Mel).
Aos 25 anos (2009) foi para o Norte do Brasil, mais especificamente Belem e Macapá, onde passou um mês e meio viajando e no final do ano voou para o Peru onde viveu um ano e meio trabalhando com biólogo em um projeto de ecoturismo na selva amazônica alta do Peru.
Neste ano iniciou no montanhismo. Virou auxiliar de guia local e coordenador do grupo de guias local das montanhas de San Roque de Cumbaza, Amazônia alta, Peru.
No Peru viajou bastante pela selva alta, um pouco pela selva baixa, pela Serra e foi para o litoral norte surfar. Pós temporada de trabalho peruana na ong CEPCO seguiu para o Ecuador, entre Guaiquil, Quito, Manta, San Lorenzo e Ayampe, para conhecer vilas de pescadores e parques nacionais.
Aos 28 (2012) viveu um ano e meio entre Lisboa e Carcavelos realizando seu mestrado. Lá conheceu um pouco do velho continente e teve a oportunidade de viajar por pequenas vilas e parques nacionais portugueses, espanhóis, franceses e ingleses. Realizou diversos hikings, trekkings e campings por esses lugares.
Aos 29 (2013) voltou para San Roque de Cumbaza, Peru, para coletar dados sobre sua dissertação de mestrado e lá ficou mais quase um ano trabalhando como consultor ecoturistico, guia local e biólogo de projetos socioambientais.
Aos 30 (2014) voltou para Recife para concluir sua dissertação de mestrado: “O ecoturismo em San Roque de Cumbaza, Peru. Uma experiência de conservação?" (Universidade de Lisboa, Portugal - http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15427/1/ulfc107382_tm_rodrigo_adriao.pdf">), além de empreender e administrar o Hostel – Residence Inácio Monteiro, durante a copa do mundo de 2014.
No final do mesmo ano viajou para Lisboa, Portugal, para defender sua dissertação e se tornar mestre em ecologia e gestão ambiental, com ênfase em ecoturismo.
Aos 31 (2015) trabalhou no Centro Sabia, pelo agreste de pernambuco e aos 32 (2016) foi para Salvador realizar uma consultoria em educação para o UNICEF.
Com 33 anos (2017), com mais de uma década de dedicação a educação ambiental e quase 10 anos ao ecoturismo, decidiu investir no sonho de criar um espaço onde pudesse reunir e promover experiências ecoturisticas do Brasil e Peru, por onde transitou e vivenciou o ecoturismo, surgia o projeto da Mar de Selva ecosocial tour.
Aos 34 anos, em outurbo de 2018 depois de 2 anos dedicados ao "back stage" do projeto, conseguiu realizar o sonho de lançar ao mercado a Mar de Selva.
Hoje, Rodrigo é CEO e guia da Mar de Selva. lidera a empresa que atua em 7 estados do Brasil, 2 estados do Peru, oferta 26 experiências ecoturisticas e já foi reconhecida pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) como entidade que preserva e defende o meio ambiente.
Desde então ele dedica-se integralmente ao ecoturismo, nos últimos 3 anos mergulhou deep neste universo:
Em 2017 Viajou pelo sul da Bahia e Parque Nacional de Ferando de Noronha onde realizou mergulhos de cilindros e realizou as trilhas da Costa da Esmeralda e Capim Açu.
Em 2018 publicou o Artigo: "Ecoturismo, conservação ambiental e desenvolvimento econômico em San Roque de Cumbaza, Peru" pela TURYDES - https://www.eumed.net/rev/turydes/24/ecoturismo-cumbaza.html. Escreveu alguns outros artigos para revistas de turismo de natureza. Viajou pela Serra da Mantiqueira onde realizou curtos hikings e participou do curso de primeiros socorros (APH/WFA) em áreas remotas com certificação internacional da American Safety and Health Institute;
E Viajou pela Chapada dos Veadeiros onde fez diversos hikings e Chapada da Diamantina onde realizou diversas travessias (Guiné - Vale do Pati - Vale do Capão - Lençois) totalizando mais de 75km de trekking.
Em 2019 Voltou a Serra da Mantiqueira para explorar o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Serra da Boicaina e Serra do Papagaio (MG). Participou do Curso de Meteorologia Basica para Montanhistas com Giovanni Dolif (INPE/CEMADEM). Viajou pelo Sertão do São Francisco para realizar hikings nos arredores de Paulo Afonos e Piranhas.
Ainda em 2019, com 1 ano de mercado, a Mar de Selva foi para o segundo ano do Yoga no Catimbau, consolidou experiências a nível estadual como: Descubra a Ilha de Santo Aleixo, Trilha ecopedagógica no Mangue e Travessia dos 3 cumes em Brejo da Madre Deus. Realizou o Reveillon Mar de Selva e Foi homenageada pela ALEPE.
Para além disto, Rodrigo é credenciado pela PADI como open water dive, possui carta de arrais amador, pratica surf, mergulho, pesca, hiking, trekking, pedal, natação, yoga e pilates. Procura ter consciência e responsabilidade sobre suas escolhas e vive uma vida ao ar livre.
www.facebook.com/MardeSelvaEcosocialtour
www.instagram.com/mar_de_selva
https://www.facebook.com/sorriso.adriao
www.linkedin.com/in/rodrigoadriao/  

Vivi

Vivi é de Recife, jornalista e futura educadora física. É uma pessoa super do bem que contribui para um mundo mais justo e igualitário. Na Mar de Selva ela é a responsável pelo apoio logistico nas operações da Ilha de Santo Aleixo e Trilha no Mangue.

Yan

Yan é atleta trekking de competição (enduro) e trail run, praticante de mtb, montanhismo, corrida de rua, canoagem oceânica e adepto de esportes radicais, montagem de obstáculos para trilha kids e corrida de obstáculos. Vivência desde criança o meio outdoor, cresceu na zona rural, natural do Cabo de Santo Agostinho, trocou a vida do campo pela metrópole mas não conseguiu ficar longe do meio outdoor, então, encontrou na prática do hiking e do trekking um subsídio para recarregar as energias, imergir e conscientizar a respeito da importância e benefícios obtidos, tanto para o meio quanto para os praticantes destas atividades. Yan é o nosso guia lider nas expedições que realizamos em Pernambuco, um cara de boa, positivo e responsável. Possui conhecimento de navegação, WFA - primeiros socorros em áreas remotas e sempre está se aprofundando nos estudos do mundo outdoor seja na teoria ou prática.

Nossos Parceiros

Aldo Luiz

Local de Porto de Galinhas, biólogo e administrador da Pousada Porto da lua. Condutor turístico, bugueiro e surfista. Trabalha com turismo há 10 anos, um jovem empreendedor, responsável e comprometido, conhecedor dos recantos mais bonitos do local.  

https://www.facebook.com/priveportodalua/ 

https://www.facebook.com/portoconect/ 

Beto Mangue

Seu anfitrião será Beto Gaitero, local de Maracaipe e estudioso sobre o manguezal de Maracaípe. 

Beto é condutor ecoturistico bilingue no manguezal de Maracaípe há 11 anos.  Conhecedor da fauna e da flora do mangue e curioso sobre a hisrotira de ocupação populacional de Maracaípe. 

Por dois anos atuou como condutor ecoturistico, no mangue de Maracaípe, para a Zoea Adventures - empresa voltada para o turismo cientifico no manguezal de Maracaípe. Neste ambiente foi capacitado por um ecólogo e um doutor em biologia para dar a aula de campo no e sobre o mangue de Maracaípe. Nesta oportunidade conduziu cientistas e universitários da UFPE e estudantes do ensino Fundamental I e II da escola Joaquim Nabuco.  

Continuou trabalhando da mesma forma, por mais dois anos, para a empresa Apolo de ecoturismo e por um ano, como bia bilingue, na orintomatica da Finlândia para turistas filandeses. Desde de 2011, até os dias atuais, trabalha com a Brasil Eco Adventure com turistas dinamarqueses. 

Hoje em dia Beto esta a frente da Gaitero ecotour – operadora especializada em trilhas no mangue de Maracaípe.

Bigo

Bigo é nativo da região de Serra Grande, sul da Bahia. É mateiro por empirismo e conhece tudo na região. Tem grande expertise dos conhecimentos ancestrais, como também da história, fauna e flora da Mata Atlântica e do Litoral nesta região. É um cara super do bem, responsável e profissional. Um grande guia de trekking e bird watching.

Camila Leal

Mila é formada como instrutora de Yoga pelo professor Pedro Kupfer (Yoga Bindu), é idealizadora e professora do Vidya Espaço de Yoga, onde atua desde 2014. Mila é uma pessoa do bem, uma guerreira. Está sempre atenta ao seu grupo e sempre disposta a ajudar.

Daniel

Daniel é um articulador turístico, respeitador e conhecedor da cultura local. Trabalha como guía líder em expedições pelo bosque Amazônico e gerencia a residencia de artes Sachaca. Atuou como secretario de turismo nas prefeituras de Chazuta e San Roque de Cumbaza.   

Como ele mesmo conta: “Passei muitos anos conectando-me com a gente de Chazuta e San Roque de Cumbaza, trabalhei cmo secretario de turismo nas prefeituras locais. Tenho uma relação muito próxima com a gente local, nossa familia é parte da comunidade local, como uma grande familia. Nós nos sentimos integrados a vida aquí, você será recebido em uma grande familia de amigos que estarão felizes de poder trocar experiências com você”. 

https://www.facebook.com/Sachaqacentrodearte/

Dyogo

Dyogo nasceu em 1981, é natural de Brasilia e formado em turismo. Mora em São Jorge, Chapada dos Veadeiros, há 11 anos e é casado com Nina (que é nativa da região e faz parte da família Segredo). Dyogo e Nina são guias e administram o Hostel Casa da Sucupira. Juntos eles conduzem turistas e visitantes no parque há mais de 8 anos. Dyogo conhece com propriedade a região, tem um estilo tranquilão, e muita experiência em guiado.  

https://www.facebook.com/hostelcasadasucupira/ 

Eduardo

Eduardo, o Edu, é mineiro de Baependy. Trabalha com montanhismo e campismo há mais de 10 anos. É Condutor de trilhas de longa distância, com curso de primeiros socorros em áreas remotas e larga experiência na área. Já operou por diversas regiões de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira (incluindo as Travessias clássicas da Serra Fina e Marins Itaguaré). Em sua terral natal, Baependy e Parque Estadual da Serra do Papagaio, caminha como seu quintal de casa. Edu é um cara do bem, positivo, tranquilo e responsável. Sempre atento ao caminho e atencioso aos seus clientes.

Eid

Eid tem 34 anos, é formado em educação física e administra a Rota Vertical (empresa de turismo de aventura). É um amante da natureza e tem grande experiência em atividades outdoor como trekking, escalada, rapel e montainbike. É um cara sério, leva a aventura de maneira responsável, confiável e do bem.

 

Higor

Higor tem 21 anos e é montanhista e escalador. Local de Brejo e filho de um dos icones do montanhismo em Pernambuco, para Higor estar na caatinga, no brejo de altitude ou nas serras é natural. Ele é um jovem preparado, responsável e atencioso. Atualmente é um dos lideres da Heraldo Turismo, empresa local de Brejo de Madre Deus e referência no montanhismo nordestino.

Igor

Nativo de Recife, Brasil, Igor é Turismologo. Surfista de alma e amante da natureza, Igor há dois anos mora em Porto de Galinhas onde é proprietario da Guest House Galinha da Angola. 

https://www.facebook.com/galinhadangolaguesthouse/ 

Josiran

Josiran mora em Barra de Mamanguape há alguns anos, foi para este paraiso em busca de sossego e prosperidade para sua família. Atualmente Josiran administra as casa de pescador em Barra e ajuda a promover o desenvolvimento sustentável do local. Josiran é um cara do bem que esta sempre atento e disposto a ajudar.

João

João é um dos pioneiros no trabalho de condução no Vale do Catimbau. Não à toa, seu apelido no local é João Guia. João é local do Catimbau, toda sua família vive aí. Ancestral de índios, não teve a oportunidade de estudar porém possui um incrível conhecimento sobre a geografia, animais e plantas do Vale. João é um cara do bem e vai lhe ajudar em tudo no Catimbau.

 

Luciano

Luciano trabalha com condução de trilhas há alguns anos. É natural do Catimbau e adora trabalhar como condutor de ecoturismo. Luciano sabe se expressar na hora certa, é discreto e fala pouco. Gente boa e tranquilão, Luciano lhe apoiará no que for necessário.

 

Nilton

Nascido na Paraiba, formado em jornalismo e história. Nilto há 4 anos mora na Barra de Mamanguape. Anteriormente a ir viver em Barra, Nilton era funcionário público do governo brasileiro. Foi quando depois de intensas visitas a Barra algo mudou nele, seu senso de historiador e sua tendência a vida simples e harmoniosa o fizeram migrar da cidade para este pitoresco lugarejo.  Hoje, administra um camping muito acolhedor, estuda condução de turismo e possui um envolvimento ativo com a comunidade, promovendo um turismo sustentável na região e logo o desenvolvimento sustentável na comunidade.  

https://www.facebook.com/suacasanabarra/

Pedro

Pedro é nativo da região da Serra da Mantiqueira, natural de Cruzeiro, ele sempre teve as montanhas como seu "quintal". É guia/condutor há mais de 10 anos pela região, conduz grupos no Parque Nacional do Itatiaia, na Travessia Marins Itaguaré, na Serra da Bocaina, Serra do Mar e na região de Paraty - Ubatuba. É escalador e possui larga experiência de montanha mesmo com a pouca idade que possui. É lider na região, trabalha na Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira, no Festival Vozes da Mantiqueira e está a frente da União Vertical. É um cara do bem, super responsável, forte e atento aos clientes. 

Roberto

Roberto Cesaro é surfista, morador de Lobitos há 10 anos, conhecedor dos spots e condições ideais para a pratica do Surf. Um empreendedor por natureza, resolveu sair de Lima, Peru, para ir viver em Lobitos. Montou sua hospedagem e Restobar e hoje com os pés na areia administra sua hospedagem de bioconstrução, mesclado com construção convencional. Um ambiente ameno e arborizado na região árida do Peru. 

https://www.facebook.com/lobitossurf/ 

Rodrigo

Rodrigo é natural de Lima, nascido em 1981, Rodrigo é economista e mestre em Ecoturismo com especialidade em desenvolvimento rural com experiência em  Permacultura. Morador de San Roque de Cumbaza, Selva Alta Peruana, há 12 anos. Rodrigo tem grande conhecimento da localidade, boas relações politicas e sociais com seu entorno. Ele é um líder na região, uma pessoas que promove o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento da base comunitária. Rodrigo é gestor do ecoaldeas Peru, uma organização turística que apoia a Associação de Gestão Turistica Local – ACOGETUR e que juntos fazem com o que o turismo em San Roque de Cumbaza ganhe profissionalismo. Ele é um gestor, articulador e promotor do ecoturismo em San Roque de Cumbaza. 

https://www.facebook.com/ecoaldeas.peru/

Val

Val é guia e morador da Chapada da Diamantina há mais de 15 anos. Conhece toda a região com propriedade e já guiou inúmeros grupos pelos seus diferentes setores. É um guia com grande experiência em expedições e travessias. Possui uma índole e relação muito boa com toda a comunidade local. É um cara atencioso de energia boa e está sempre atento as situações.

Zezinho

Zezinho junto ao seu irmão administra a Pousada Pôr do Sol e trabalham como guias ecoturisticos em Barra de Mamanguape. Zezinho é nativo de Barra de Mamanguape, sua familia de origem indigena chegou lá há muito tempo atrás. Hoje Zezinho junto a sua familia promovem o turismo de base comunitária e o ecoturismo em Barra, oferecem serviços de hospedagem e passeios de barco, zelam e promovem o desenvolvimento sustentável da região. Zezinho vai ser seu anfitrião e lhe apoiará no necessário.