Nome DA ATIVIDADE

Trilha ecopedagógica no mangue de Maracaípe (Full day)

Local

Praia de Maracaípe, Pernambuco, Brasil.  

Dificuldade Física

Leve

Dificuldade Técnica

Fácil  

Dia a Dia

Atividade de 1 dia (full day) 09:30hrs InicioTrilha; 14:30hrs Término Trilha; 15:30 Pontal de Maracaípe (opcional) Obs: Para quem vem de Recife a Saída será às 07:30hr; Retorno 17:00hr

Experiências

Trilha; aula vivencial sobre manguezal, geografia, história, fauna e flora do local; banho de rio. Obs: A experiência é adaptada ao perfil do grupo.

Para quem?

Para quem deseja viver uma experiência de educação ambiental no mangue de Maracaípe

Valor



Esta é uma experiência de um dia, bate volta ou fullday. A gente vai te apresentar o manguezal de Maracaípe/Porto de Galinhas, Pernambuco, por meio de uma abordagem aventureira, comunitária, educativa, cultural e ecológica.
Você conhecerá o bioma Mangue, sua fauna e flora, por meio de uma aula vivencial. Conhecerá a história e cultura do local que um dia foi porto de escravos e região de encontro e confronto de culturas indígenas, africanas e europeias, através de uma trilha que resgata nossa ancestralidade e consciência ecológica com muita diversão e alegria.
A trilha inicia em um atilier de um artista local, depois atravessa o rio Maracaípe (com boias e jangada) e adentra o Manguezal. No mangue sentiremos sua vida, estaremos imersos nesse rico habitat que serve de filtro pro mar e de estuário e “restaurante” para os seres marinhos. Ao cruzar o mangue chegaremos em um resquício de mata atlântica e depois no ponto mais alto da trilha, a igreja de nossa senhora do Outeiro. Passaremos em uma antiga casa de farinha onde habita uma comunidade de ancestralidade quilombola até chegarmos, novamente, no rio Maracaípe. Regressaremos ao inicio da trilha pelo rio, flutuando e boiando, desfrutando do sentimento de relaxamento após um dia de aventura, cultura e educação ambiental no manguezal de Maracaípe.

Trilha (Hiking);

banho de rio;

flutuação no rio;

aula vivencial sobre o manguezal;

conhecimento científico sobre o manguezal (fauna e flora),

curiosidades históricas do local (trilha dos escravos, casa de farinha, resquicios de comunidade quilombola e Igreja de Nossa Senhora do Outeiro séc XVII);

avistamento de crustáceos e aves;

contemplação;

meditação.

Cronograma:
09:00 Visita a atelier de Romero Marques - Artista local que faz arte com o lixo coletado no mangue;
09:30 Início da Trilha ecopedagógica no mangue de Maracaípe;  
14:30 Término da Trilha ecopedagógica no mangue de Maracaípe


Obs: Para quem vem de Recife a Saída será às 07:30hr; Retorno 16:00hr

Informações sobre a Trilha:   
Trilha de 5km (ida e volta)   
Tempo médio/total de duração: 4hr   
Altitude parte do nível do mar e chega aos 50 metros de altitude (Igreja de Nossa Senhora do Outeiro ano de 1603).   
Nível técnico fácil; Nível físico fácil (mas requer preparo físico - idade mínima de 08 anos)  
Temperatura média: 26 graus   
O que levar: Repelente, protetor solar, água, toalha, roupa seca e lanche, roupa de banho e remédios de costume. 
Tipo de calçado: Tenis

Descrição da Trilha:
O início da trilha se dá no rio Maracaípe, onde iremos cruzar e adentrar o Manguezal. Ao Cruzar o rio na maré baixa (ou seja, na maré seca, com água na altura da cintura no máximo e com material para flutuação*) entramos na trilha por dentro das árvores de mangue, adentrando no manguezal.
O terreno no início da trilha é mangue e ao longo do caminho vamos realizando paradas técnicas para demonstrar espécies vegetais e animais características do mangue, uma aula vivencial sobre o mangue e sua importância ecológica.
Após o mangue entraremos em um resquício de Mata Atlântica onde conheceremos um pouco deste ambiente. Seguiremos a trilha para subir no ponto mais alto onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Outeiro (1603).
De lá de cima é possível ver todo o estuário do Rio Maracaípe, o Pontal de Maracaípe e o Pontal de Serrambi, uma vista incrível.
Depois seguiremos para o Rio Maracaípe onde desfrutaremos de um delicioso banho de rio. Após o banho vamos "flutuando" pelo rio, com coletes em boias e macarrões, até o início da Trilha, completando o circuito e concluindo a atividade.
.
.
.
Material necessário
Protetor solar, repelente, chapéu, roupa leve, roupa de banho, mochila pequena, tênis, água, lanche (não será servido almoço) e remédios de costume. 

 

 

Serviços inclusos

Transfer Recife – Porto de Galinhas (ida e volta);  

Guias;

Equipamentos de Segurança;

Bóias e macarrões para a flutuação no rio
.
.
.
Investimento
Valor Vivência + Transfer (Rec - Maracaipe Ida/Volta): A partir de 130,00BRL (min. 4 pes.);
Valor Vivência S/ Transfer: A partir de 100,00BRL (min. 4 pes.).

Beto Mangue

Seu anfitrião será Beto Gaitero, local de Maracaipe e estudioso sobre o manguezal de Maracaípe. 

Beto é condutor ecoturistico bilingue no manguezal de Maracaípe há 11 anos.  Conhecedor da fauna e da flora do mangue e curioso sobre a hisrotira de ocupação populacional de Maracaípe. 

Por dois anos atuou como condutor ecoturistico, no mangue de Maracaípe, para a Zoea Adventures - empresa voltada para o turismo cientifico no manguezal de Maracaípe. Neste ambiente foi capacitado por um ecólogo e um doutor em biologia para dar a aula de campo no e sobre o mangue de Maracaípe. Nesta oportunidade conduziu cientistas e universitários da UFPE e estudantes do ensino Fundamental I e II da escola Joaquim Nabuco.  

Continuou trabalhando da mesma forma, por mais dois anos, para a empresa Apolo de ecoturismo e por um ano, como bia bilingue, na orintomatica da Finlândia para turistas filandeses. Desde de 2011, até os dias atuais, trabalha com a Brasil Eco Adventure com turistas dinamarqueses. 

Hoje em dia Beto esta a frente da Gaitero ecotour – operadora especializada em trilhas no mangue de Maracaípe.

Você viverá uma experiência de conexão intrínseca com o ambiente e seu “eu”;

Uma vivência, autêntica e exclusiva (para grupos pequenos e poucas pessoas), que estimula a consciência socioambiental e a transformação pessoal e social;

Tudo elaborado junto a comunidade local (nossos parceiros) garantindo o protagonismo da comunidade, o impulso ao Turismo de Base Comunitária, o desenvolvimento da economia e da qualidade de vida de forma sustentável;

Você será conduzido de forma segura por guias locais, experientes e preparados, que conhecem o local;

Nós consumiremos produtos (de preferência orgânico e agroecológico) e serviços locais. Respeitaremos a capacidade de carga e pegada ecológica do ambiente (Tudo que levamos trazemos de volta, promovemos assim uma experiência de baixo impacto ambiental e de grande consciência ecológica);

Somos parceiros dos projetos socioambientais em nossos destinos;

Promovemos deslocamentos verdes através das “caronas solidárias” e Turismo Co2 Legal.

 

Sua viagem uma experiência. Nosso trabalho uma missão.